I – PNDH3 – Será uma luz no fim do Túnel?

A Canção Nova publicou ontem no fim da tarde:

“O governo federal vai alterar o Decreto 7.037/2009, que instituiu a 3ª edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3)O secretário especial de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi, disse que as modificações que serão feitas abrangem os seguintes pontos: “proposições sobre aborto, sobre o uso de símbolos religiosos em prédios públicos e sobre a mediação de conflitos agrários”.  Rezemos que seja um lapso de bom-senso.

II – Frei Betto, um palestrante nada bem-vindo

São Francisco de Assis, antes de entrar em uma cidade ou vilarejo para fazer qualquer tipo de missão religiosa, solicitava a autorização do bispo daquele lugar. Se obtivesse a tal autorização, ele entrava; caso contrário, em respeito e obediência ao ordinário local, ele jamais ousaria fazê-lo. Se Frei Betto seguisse esse exemplo [e os bispos tivessem a coragem de agir como devem, i.e., negando ingresso a ele], talvez não pregasse em lugar algum.

O caso é o seguinte: Frei Betto foi convidado a participar das “Quartas de Paz” – um projeto da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz de São Luís do Maranhão. Um dos mais tradicionais colégios de São Luís, o Santa Teresa, sediará o evento – o qual ocorrerá nos dias 05 e 06 de Abril. Infelizmente, o evento conta com o apoio da arquidiocese de São Luís.

Bem, não bastasse o fato de o frade dominicano ser – notadamente – comunista, petista e abortista [aliás, encontrei um artigo dele na Tribuna Comunista, comentando sua visita a Havana e um encontro com os irmãos Castro – Raul e Fidel], é ofensivo [e também temerário] que um homem que fala das núpcias de Santa Teresa de Ávila com Che Guevera tenha a ousadia de se dirigir a católicos, em um colégio de tradição católica.

Jorge já sinalizou a ocorrência deste evento e conclamou os católicos maranhenses, em especial os de São Luís, a que se manifestem contra a participação do frade dominicano neste evento. Quem desejar escrever ao colégio protestando contra esta participação de Frei Betto deve encaminhar um e-mail para cst@colegiosantateresa.com.br

III – Violência Sexual contra jovens e crianças

O observador permanente da Santa Sé no Escritório das Nações Unidas, Arcebispo Silvano Maria Tomasi, afirmou [grifos nossos]:

“Aqueles que foram considerados culpados destes crimes [pedofilia e afins] são imediatamente suspensos do exercício de seu cargo e são tratados de acordo com as normas dos direitos civil e canônico. A prevenção é o melhor remédio, e isso começa com educação e promoção de uma cultura de respeito dos direitos humanos e da dignidade humana de cada criança e, especialmente, através da implementação de eficiente métodos de recrutamento de pessoal para as escolas”.

IV – JMJ 2014 – no RJ [?]

Soube através de uma lista de e-mails que D. Orani Tempesta continua empenhado na tentativa de trazer a Jornada Mundial da Juventude 2014 para o Rio de Janeiro. Desta feita, D. Orani convocou os jovens do Rio para um evento que marcará a celebração do Dia Mundial da Juventude na Arquidiocese. O evento acontecerá em 27 de março e terá sua concentração na Catedral de São Sebastião, no Centro. Haverá participação da Comunidade Católica Shalom, Banda Bom Pastor e outros. Há, no site da arquidiocese, uma matéria a respeito do desejo dos jovens cariocas de receberem a JMJ em 2014. Lembrando que o Rio está concorrendo, entre outras cidades, com Belo Horizonte.