Caro internauta,

 

            O Exsurge é um blog no qual eu procuro tratar com seriedade os assuntos sérios, e irreverência todos os demais. A tônica dos comentários que faço em todos os textos é, claramente, Católica Apostólica Romana. 

            O Exsurge é consagrado à Virgem de Fátima; peço, portanto, a Ela, que faça triunfar o Seu Imaculado Coração sobre todos quantos visitarem esta página.

            O nome do blog vem da famosa bula que o Papa Leão X publicou a despeito dos erros de Martinho Lutero: a Exsurge Domine (Erguei-vos, Senhor). Dizia o Santo Padre:

            “Erguei-vos, Senhor, e julgai vossa própria causa. Lembrai-vos de vossas censuras àqueles que estão o dia todo cheios de insensatez. Ouvi nossas preces, pois raposas avançam procurando destruir a vinha em cujo lagar só Vós tendes pisado. Quando estáveis perto de subir a vosso Pai, entregastes o cuidado, norma e administração da vinha, uma imagem da igreja triunfante, a Pedro, como cabeça e vosso vigário e a seus sucessores.

            O javali da floresta procura destruí-la e toda fera selvagem vem devastá-la.

            Erguei-vos, Pedro, e realizai o serviço pastoral divinamente confiado a Vós, como já dito. Prestai atenção à causa da santa Igreja Romana, mãe de todas as igrejas e mestra da fé, que Vós por ordem de Deus santificastes com vosso sangue. Bem que avisastes que viriam falsos mestres contra a Igreja Romana, para introduzir seitas ruinosas, atraindo sobre eles rápidas condenações. Suas línguas são de fogo, mal incansável, cheias de mortal veneno.

            Eles possuem zelo amargo, discórdia em seus corações, vangloriam-se e mentem contra a verdade.

            Suplicamos a vós também, Paulo, para erguer-vos. Fostes vós que esclarecestes e iluminastes a Igreja com vossa doutrina e com vosso martírio, como o de Pedro, Agora, um novo Porfírio se levanta que, como o outro do passado, cheio de erros assediou os santos apóstolos, e agora ataca os santos pontífices, nossos predecessores. Ele os reprova por violação a vosso ensinamento, em vez de implorá-los, e não tem pudor de atacá-los, de lamentá-los, e quando se desespera de sua causa, de rebaixar-se aos insultos. Ele é como os hereges “cuja última defesa”, como disse Jerônimo, “é pôr-se a vomitar veneno de serpente com sua língua, quando vêem que suas causas estão para ser condenadas, e explodem em insultos quando se vêem vencidos”. Embora tenhais dito que deveria haver heresias para testar a fé, ainda assim eles devem ser destruídos no próprio berço por vossa intercessão e ajuda, e, assim, não crescerão nem se tornarão fortes como vossos lobos.

            Finalmente, que se levante toda a Igreja dos santos e a Igreja universal. Alguns, pondo de lado a verdadeira interpretação da Sagrada Escritura, estão ensandecidos pelo pai das mentiras. Sábios a seus próprios olhos, de conformidade com a antiga prática dos heréticos, interpretam essas mesmas Escrituras de modo diferente do inspirado pelo Espírito Santo, mas antes inspirados somente por seu próprio sentido de ambição, em consideração ao aplauso popular, como diz o Apóstolo. Realmente, torcem e adulteram as Escrituras. Consequentemente, de acordo com Jerônimo, ‘não persiste mais o Evangelho de Cristo, mas um do homem, ou o que é pior, do demônio’.

            Que toda a santa Igreja de Deus, eu clamo, se levante, e com os santos apóstolos interceda perante o Deus Todo-Poderoso para estripar os erros de sua ovelha, para banir todas as heresias dos campos da fé, e para que seja de seu agrado manter a paz e a unidade de sua santa Igreja”.

            Por meio deste título e, partindo desta inspiração, este blog procura suscitar nos internautas católicos – nos diferentes estados de vida – o desejo de defender os direitos de Deus, deseja alimentar a oração pressurosa pela vinda do Senhor, deseja por fim lançar no coração das pessoas a vontade de participar das fileiras de Cristo, combatendo Satanás e os todos os inimigos da Igreja nesta crise de fé que o mundo vive e que, por vezes, acaba atingindo o povo de Deus.

Afmo em Cristo,

Gustavo Souza

 

 

 

 

21 Respostas to “O Blog”

  1. Aldo Says:

    Estamos juntos nessa batalha! Conte conosco!

  2. Luiz Fernando Soares Brandão Says:

    Prezado Gustavo,
    Li a sua Carta Aberta ao Pe Fabio de Melo. Concordo com tudo que lá está posto, acrescentando ainda:
    1. O Pe Fabio de Melo concordou – pois quem cala consente – com o Jô Soares, quando o mesmo falou existir duas igrejas, a de Paulo – severa – e a de Pedro – mais benevolente. Esqueceu, o Pe Fabio de Melo, que existe uma Igreja, a de Cristo, que ambos – Paulo e Pedro – foram chamdos por Cristo.
    2. Criticou a “suntuosidade” da cidade de Assis. Eu estive duas vezes em Assis e se possível for volto uma terceira e quarta vez. Interessante ele criticou a “suntuosidade” do local usando um belo terno adornada uma bela gravata e uma camisa de primeir !!!!

    Fiquei triste com o que vi e ouvi.

    ABraços

    Luiz Fernando


  3. Oi Dom Fernando SaBurido como vai? eu estou com sério problema eu tenho um irmao que é catolico Romano acha que tem um emprego um cargo a mais pode humilhar os outros nao seio se estou falando com a pessoa certa para reclamar Dom Fernando eu tenho um cunhado que bebe muito e nao quer trabalhar só tomar cachaça e é muito ousado eu vou falar esse meu irmao fica aceitando o que ele faz fica me humilhando ele,os filhos e a mulher sao metidos a rico ele trabalha na Igreja do carmo no centro do Recife de segunda a sabado ja me espulsou da Igreja acha que é o dono do mundo e faz parte da Igreja nossa senhora de Loudes em Nova Descoberta ele quer que eu aceite o erros dos outros ele nunca me deu dnada so´quer me humilhar o nome dele é josé clovis gomes da fonseca Dom Fernando eu tenho familia é mesmo que nao ter nada me sirvo com os estranhos ele nunca me dar razao ele so é bom para os sobhinhos,cunhado e cunhada nao tem palavra de conforto para me dar que catolico é esse sem amor ao proximo nem um pouco familia nenhuma vai na porta dele porque ele é metido só a familia da mulher dele é meu irmao de sangue ele trabalha no fundo da Igreja ele nao gosta de mim mesmo eu ja discuti com ele varias vezes eu quero procurar a direçao da Igreja nao me ajuda em nada nao seio o que ele ganha com isso gostar de humilhar os irmaos ele diz que eu so desocupado ele quer consertar o mundo eu nao posso fazer reclamaçao nenhuma a ele so dar razao os outros Dom Fernando o que eu devo fazer? eu me sinto desamparado ja nao tenho Mae ele so´ajuda os outros a minha irma sustenta meu cunhado ele é novo esse meu irmao nunca acredita em mim e esse meu cunhado é falso igual a judas Dom Fernando aqui termino agurdo uma resposta o povo diz que existe inferno o inferno é na terra mesmo os demonios sao as proprias pessoas peço uma orientaçao do senhor ok ass Marcos gomes da fonseca de Dois Unidos

  4. Walesem Moises Says:

    Gustavo, só vejo criticas as suas reflexões e vc vem me dizer que sou insensato!!! É incrivel isso!!
    Quanto aos xingamentos, não acredito que usei mais do que os termos necessários pra definir vc baseado em suas idéias, ou seja, não são xingamentos, são adjetivos correspondentes! Vc fez por merece-los!
    Eu gostaria que algum lider da sua igreja lesse as reflexões que vc faz acerca das várias manifestações de opinião no seu blog!Vc é preconceituoso, inflexivel e ainda tem o costume de usar termos mais pejorativos que os meus acerca dos comentaristas do seu blog, ou estou mentindo? Pq vc apaga os comentários? Pq em alguns vc responde no blog, e outros vc apaga e faz questão de enviar e-mails e sugerir um debate particular? Vc poderia nos responder isso, pq acho que não sou o unico curioso acerca desse fato!
    Vc responde os mais fáceis no seu blog, e deixa os argumentos mais incisivos e que necessitam de uma reflexão maior pra serem refutados, pra um debate particular? Pq? Tem medo de se expor ao ridiculo com , como eu disse antes, pífios devaneios acerca das coisas? Deixe meus recados para que outras pessoas vejam, já que vc acha que são insensatos. Deixe que outras pessoas cheguem a conclusão sozinhas sobre o q eu e vc dizemos. Deixe que eles digam quem é mais sensato de nós!
    Eu poderia perder feio essa disputa pq é um blog dirigido obviamente pra pessoas que compartilham de suas opiniões. Mas se eu sugerisse um debate aberto com a participação de todos os frequentadoes do blog com suas opiniões e sintese acerca do assunto. Pq não adianta ser como vc que escreve o q quer e não tem nenhuma base sólida em qual possa se firmar, a não ser a sua própria ignorância que vomita as mais baixas imposturas!
    Vc pode dizer que sou louco ou que viajo demais, mas deve ler o q escrevo e tentar colocar um pouco de flexibilidade de pontos de vista, pq nisso sou mais virtuoso que vc, sendo assim, é vc e não eu, o portador da loucura e insensatez.

  5. Gustavo Souza Says:

    Caro Sr. Walesem,

    Os critérios que eu utilizo [concomitantemente] para julgar se um comment é merecedor de resposta são os seguintes:

    1 – O comment deve ser pertinente ao post. Se num post eu falar de abóboras e você escrever um comment querendo saber sobre o acervo nuclear do Irã, não adianta: eu não vou responder.

    2 – Comentário que façam desafios vazios de significado e de argumentos não são dignos de resposta. Se você não apresenta uma ideia clara sobre o seu posicionamento eu não tenho nem como concordar nem como discordar. Logo, não há como responder-lhe. Concorda? Os seus comentários anteriores [os quais eu deletei sem hesitar] eram verborrágicos e nada continham de proveitoso para que eu pudesse responder. Por ex.: Você dizia que a minha ideia sobre as imagens sacras da Basílica de São Pedro eram absurdas, sem sentido, etc. Mas não disse o porquê!!! Então eu não tenho como saber o que você pensa e, consequentemente, não tenho como lhe responder.

    Já participei de debates muito mais acirrados e desafiante que essa “conversa de comadres” que eu estou me dispondo a ter com você. Portanto, se quer ser ouvido e respondido neste blog, comece a seguir as regras do jogo.

    Abraço,
    Gusato Souza
    Autor deste blog


  6. CARTA ABERTA A DOM SABURIDO. OU, ENSINANDO REZA A VIGÁRIO. OU, AINDA, UMA CORREÇÃO FRATERNA.

    O que exige que falemos sem demora é, antes de tudo, que os promotores do erro já não devem ser procurados entre os inimigos declarados da Igreja; mas, o que é para deplorar e muito temer, se ocultam no seu próprio seio, tornando-se assim tanto mais nocivos quanto menos percebidos”.
    (S. Pio X, Encíclica Pascendi Dominici Gregis, 08/09/1907)

    Excia. Revma.
    Dom Saburido, O.S.B.
    Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife
    Como vai no subtítulo, sem arrogância alguma de minha parte, vou dizer-lhe certas coisas que acredito V. Excia, não aprendeu no seminário. Afinal, V. Excia foi ordenado já em um momento em que a fumaça de satanás já havia entrado na Igreja segundo as palavras do próprio Paulo VI, o Papa querido dos modernistas: “Por alguma fissura, a fumaça de Satanás está no templo de Deus: a dúvida, a incerteza, o questionamento, a preocupação, a insatisfação, o afrontamento surgiram.”
    Não são minhas intenções julgar as vossas, estas, só Deus as sabe e as julga corretamente. Não irei incorrer em juízo temerário. O que irei é comentar, à luz das Sagradas Escrituras, do magistério eterno da Santa Igreja Católica Apostólica Romana e do magistério dos Santos Doutores algumas ações e declarações públicas de V. Excia. que não estão “segundo a verdade do evangelho” (Gal. II,14).
    Permita-me antecipar em minha autodefesa, em resposta aqueles que objetem minha insignificância ao escrevinhar estas linhas. Aqueles que me imputem desrespeitador de um príncipe da Igreja de Roma. Sei que da parte de Vossa Excia. Revma, que tem por lema episcopal, Secundum Verbum Tuum, não haverá espasmos de indignação, mas recolhimento para realmente viver o “segundo Tua palavra” divina (Fiat mihi secundum verbum tuum. (Faça-se em mim segundo a vossa palavra) (S. Lucas, I, 38).).
    Alguns “católicos” dirão, antevejo, que é um absurdo um danado de um pecador, reles professor de coisas seculares querer se arrogar em apontar erros nos outros e mais ainda em um bispo. Dirão que este não é um tempo de imposições, de dogmas, mas sim um tempo de abertura, de acolhimento, de profetismo, de comunhão. Dirão que vejo ser o dono da verdade. Um absurdo! Ninguém é dono da verdade. Esta é uma construção coletiva. É comunitária. Não possuo a verdade, procuro permanecer nela, como prega Cristo. É para estes Vossa Excia. Revma. que antecipo os nomes de meus advogados. Os promotores de minha causa.
    Miro-me em São Paulo, que, inferior hierarquicamente repreendeu publicamente a São Pedro. Em Catarina Benincasa, Santa Catarina de Sena que repreendeu rispidamente, mas respeitosamente, o Papa Gregório XI, fazendo-o voltar para Roma.
    Tomei por parecerista o Doutor Angélico. Eis seu ensinamento:
    Resistir na cara e em público ultrapassa a medida da correção fraterna. São Paulo não o teria feito em relação a São Pedro se não fosse de algum modo o seu igual (…). No entanto, é preciso saber que, caso se tratasse de um perigo para a Fé, os superiores deveriam ser repreendidos pelos inferiores, mesmo publicamente. Isso ressalta da maneira e da razão de agir de São Paulo em relação a São Pedro, de quem era súdito, de tal forma, diz a glosa de Santo Agostinho, que ‘o próprio Chefe da Igreja mostrou aos superiores que, se por acaso lhes acontecesse abandonarem o reto caminho, aceitassem ser corrigidos pelos seus inferiores (S. Tomás., Sum. Theol. IIa-IIae, q. 33, art. 4, ad 2m).
    Excia. o senhor é tido, ao menos midiaticamente, como um moderado, um conciliador. O que viria a ser isto? Quererá um moderado a quadratura do círculo ou, a circularidade de um quadrado? Afinal de contas, é uma arrogância medonha um quadrado só ser quadrado, e o círculo ser somente circular. Não, um moderado tem de mesclar os dois. É a dialética diabólica. Como se dá isto no plano espiritual? Ouso uma conjectura. Seria conciliar as coisas de Deus e a coisas do mundo? (os valores de satanás) Um moderado em questões espirituais só pode agir assim desta forma.
    Teriam os jornais e “católicos” progressistas alcunhado o senhor de moderado devido a esta declaração, que segundo o Jornal Diário de Pernambuco teria Vossa Excelência pronunciado:
    A Igreja defende que o aborto deve ser evitado. Mas é claro que tem que ver as condições médicas. Se existe um risco muito grande, há um consenso nesse sentido, então é algo a se considerar.
    (http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/10/urbana8_1.asp)

    Hum! Confesso que não compreendi Excia. Tendo sido realmente o Senhor que pronunciou isto, pesa-me no coração dizer, mas o senhor não é mais católico, logo, não pode ser um Bispo da mesma Igreja Católica. Da “igreja” Universal, certamente.
    Caro Dom Saburido, o Senhor leu o que dizem que o Senhor disse? Eu li. Não pode aquilo ali ter sido dito por um verdadeiro Bispo Católico Romano. O repórter foi incisivo nas perguntas. Mas o senhor foi tão evasivo, tão escorregadio, tão, como direi… MODERADO. O senhor diz que a Igreja “defende que o aborto seja evitado”. Isto soa tão romântico. Tão Concílio Vaticano II. Tão humano. Maldito respeito humano! A Igreja anatematiza e excomunga os abortistas e seus asseclas, e seus defensores, como o senhor. É isso. E nada pode ser acrescentado, nem retirado desta verdade.
    O Senhor diz mais. Quando perguntado se condenaria o abortamento, o senhor diz: “Essa é uma decisão médica, muito mais do que eclesial […] Depende do parecer médico, da situação. Não pode radicalizar também as coisas”.
    Então o Senhor está querendo dizer que Deus é radical, não é? Que uma verdade revelada por Deus está abaixo axiologicamente e ontologicamente de um parecer médico? Bendito sejas tu ò Deus, por não ser um moderado, como Dom Saburido.
    Dom Saburido, os moderados são como a serpente: tem língua dupla. Bífida. São como os políticos que tem “currais” eleitorais. Dependendo da região que estejam, mudam seu discurso. Elegantemente isto se chama de sofistaria.
     Pode parecer esnobe esta coisa de indicar leituras, que me vejam assim. Dom Saburido leia urgentemente a Carta Encíclica Vehementer Nos de São Pio X, que trata da relação entre Igreja e Estado, que é onde reside seu erro doutrinário e teológico. No Magistério deste Santo Papa, como qualquer Papa Pedro e Cristo redivivos, V.Excia. ainda encontrará a recomendação paterna e voltará a estudar a Teologia e Filosofia verdadeiras, a de Santo Tomás.
    Dizem também os jornais, como o senhor é midiático, não é mesmo, que V. Excia. foi à uma passeata dos “excluídos”. Que V. Excia. foi o máximo orador desta passeata, que orgulho, não? O senhor é um Bispo de passeata? Fui ver quem eram esses excluídos e lá estavam, para resumir: abortistas (assassinos), homossexuais militantes, comunistas, sem-terra, PSOListas, CUTistas, PTistas et caterva. Salvo engano, todos estes defendem antivalores. São contrários e afrontam o que defende a Santa Igreja Romana, logo, o que Deus ordena. São mesmo, anticatólicos.
    O Senhor se crê amigo desses movimentos? Lembra o senhor qual o conceito de amizade para Santo Tomás? “Amigos são aqueles que desejam e rejeitam a mesma coisa”. V. Excia. Quer as mesmas coisas que eles querem? Um Bispo da Santa Igreja não pode ser amigo destes “excluídos”, pelas razões expostas acima. Ou será o senhor capaz de moderar este conflito de interesses ao ponto de fazê-los confluir para um mesmo fim? Isto é, moderar os interesses divinos com os diabólicos.
    Esta passeata dos “excluídos” é de uma alogia asinina, Excelência. Todos os seres criados, animados e inanimados tem, em certa medida uma ou mais exclusões nos seus acidentes em relação a uns com os outros. Uns são mais belos que outros, mais gordos, ou magros; com ou sem cabelo, com mais dinheiro, etc. É o que se chama de desigualdade material.

    Dela diz Leão XIII na encíclica Quod Apostolici Muneris:
    … a desigualdade de direitos e de poder provém do próprio Autor da natureza … “. Diz mais: “Por isso, assim como no Céu quis que os coros dos anjos, fossem distintos e subordinados uns aos outros, e na Igreja instituiu graus e diversidade de ministérios, de tal forma que nem todos fossem apóstolos, nem todos doutores, nem todos pastores (I Cor. 12, 27). Assim estabeleceu que haveria na sociedade civil várias ordens diferentes em dignidade, em direitos e em poder, a fim de que a sociedade fosse, como a Igreja, um só corpo, compreendendo um grande número de membros, uns mais pobres que os outros, mas todos reciprocamente necessários e preocupados com o bem comum.” (Leão XIII, Quod Apostolici Muneris, no 15, 17 e 18).
    Entendeu, Excia? Estes “excluídos” com quem V. Excia. Fez coro não lutam por dignidade alguma, eles querem e dizem abertamente isso é igualdade. Querem a igualdade material que Deus não quer. O que devemos combater, principalmente os bispos, é que esta desigualdade material seja transformada em ideologia para fazerem crer que os homens foram criados com naturezas diferentes, havendo espíritos e espíritos. É combater a idéia gnóstica de que Deus necessita de nós para completar sua obra. Medite o que diz ainda Leão XIII, Humanum Genus:
    … se considerarmos que todos os homens são da mesma raça e da mesma natureza e que devem todos atingir o mesmo fim último e se olharmos aos deveres e aos direitos que decorrem dessa comunidade de origem e de destinos, não é duvidoso que eles sejam iguais. Mas, como nem todos eles têm os mesmos recursos de inteligência, e como diferem uns dos outros seja pelas faculdades do espírito seja pelas energias físicas; como, enfim, existem entre eles mil distinções de costumes, de gostos, de caracteres, nada repugna tanto à razão como pretender reduzi-los todos à mesma medida, a introduzir nas instituições da vida civil uma igualdade rigorosa e matemática.” (Leão XIII, Humanum Genus, no 22).
    Em suma, devemos lutar pela semelhança e não pela igualdade.
    Será que o Senhor acredita que quando Deus fala da pobreza na Bíblia ele quer se referir simplesmente à pobreza material? Quem ensinou a vossa excelência exegese bíblica? Terá sido Gutierrez? Leonardo Boff? Lubac? Hans Küng? Ou, algum outro celerado dessas teologias da danação?
     O Senhor não pode ser tão ingênuo ao ponto de não perceber quem são os patrocinadores destes gritos dos excluídos. Pegam pobres miseráveis e manipula-os para servirem a causas espúrias que não ousam dizer o nome, se passando por defensores dos excluídos e explorados. Não direi o nome de cada um destes, posto serem rebanho, mas posso repetir a definição destes segundo o Santo Papa São Pio X: “Pestífera espécie de homens.”(Sacrorum Antistitum).
    Vossa Excelência lembra-se do Decretum Contra Communismum (Decreto Contra o Comunismo), do Papa Pio XII? Já na sua primeira questão pergunta-se e responde-se a seguir:
    Q. 1 Utrum licitum sit, partibus communistarum nomen dare vel eisdem favorempraestare. (Acaso é lícito dar o nome ou prestar favor aos partidos comunistas?) R. Negative: Communismum enim est materialisticus et antichristianus; communistarum autem duces, etsi verbis quandoque profitentur se religionem non oppugnare, se tamen, sive doctrina sive actione, Deo veraeque religioni et Ecclesia Christi sere infensos esse ostendunt.
    Nas questões seguintes responde-se que a pena é a excomunhão, Excia, latae sententiae. Procure seu confessor, caro dom Saburido. Arrependa-se! Caso contrário o senhor estará impossibilitado de ser admitido nos sacramentos. Estará destituído de sua autoridade episcopal. Acredite, é com pesar que escrevo estas coisas.
    Por fim, repito Pio XI, que por sua vez repete o magistério da Santa Igreja desde sempre: “Socialismo religioso, socialismo cristão, são termos contraditórios: ninguém pode ao mesmo tempo ser bom católico e socialista verdadeiro.” (Pio XI)
    Então, de que lado o Senhor ficará?
    Por favor, Excia. Não faça coro com os que dizem que a Igreja modernizou-se. Ah, não. Excelência, Deus não faz upgrades, aggiornamentos. Quem fez isto foi o Concilio Vaticano II, um Concílio herético e meramente pastoral, logo, não obrigatório em suas decisões para os católicos.
     Lembra-se do Quo Vadis Domine?(Aonde vais Senhor?) de São Pedro à Cristo (João 16,5)? Humildemente pergunto-lhe: onde vais, Dom Saburido? Volte para a Barca de Pedro. Não tema ser rechaçado por este mundo. Não tema ser humilhado pela maioria. Não tema ser crucificado com o Rei dos Reis, o mais excluído dos excluídos, posto que lhe é negada a adoração devida pela maioria dos do seu clero. Lembra da Ladainha da humildade? Ensinaram-na no seminário? […] Do receio de ser humilhado, livrai-me, ó Jesus.
    Do receio de ser desprezado, livrai-me, ó Jesus. […] (Cardeal Merry del Val)
    Excelência de tua própria vontade escolhestes o maior dos fardos, atendendo a um chamado Divino. Escolhestes ser pescador de almas. Escolhestes ser o sal da terra. O senhor esqueceu o que diz Santo Afonso Maria de Ligório, em seu A Selva, sobre a responsabilidade e dignidades de um de um sacerdote quanto à salvação ou danação das almas de seu rebanho?
    Sou sacerdote, a minha dignidade está acima da dos anjos.
    Um Deus digna-se de obedecer à minha voz; com melhoria de razão devo obedecer à sua.
    O respeito humano e as amizades mundanas desonram o sacerdócio: logo devo ter-lhes horror.
    Só devo procurar a glória de Deus, a minha santificação e a salvação do meu próximo; a isso, pois me devo dedicar, até com o sacrifício da minha vida, se tanto for necessário.
    Reafirmo minha indignidade em apontar erros em qualquer ser humano, principalmente os de um Bispo, mas é que os fatos são gravíssimos, são escandalosos. Uma coisa é um escândalo provindo de um miserável pecador como eu, outra coisa é vindo de um pecador, como todos somos, Bispo. Não restam dúvidas que o escândalo se torna mais pernicioso. É lição de seu irmão de episcopado, Santo Afonso Maria de Ligório, em seu livro para a formação dos Sacerdotes A Selva: “Ensina Santo Tomás que o pecado dos fiéis é mais grave que o dos infiéis, precisamente porque os fieis conhecem melhor a verdade ora; as luzes de um simples fiel são bem inferiores às de um sacerdote.”
    Seu modelo deve ser Cristo, São João Maria Batista Vianney; o Santo Pe. Pio de Pietrelcina; deve ser aquele pároco de uma pequena cidade, com batina preta com sol a pino, demonstrando seu luto por este mundo corrompido pelo pecado adâmico, nossa herança desgraçada.
    Não pense que com estas heréticas concessões o Senhor estará trazendo de volta as ovelhas desgarradas, não! Estas atitudes só atraem as hienas, os chacais para agredirem, desde dentro, a Santa Igreja.
    Excia. Revma. o Senhor é um beneditino. Permita lembrá-lo do Capítulo 5 (da obediência) das regras do Patriarca São Bento:
    O primeiro grau da humildade é a obediência sem demora. É peculiar àqueles que estimam nada haver mais caro que o Cristo; por causa do santo serviço que professaram, por causa do medo do inferno ou por causa da glória da vida eterna, desconhecem o que seja demorar na execução de alguma coisa logo que ordenada pelo superior, como sendo por Deus ordenada. Deles diz o Senhor: “Logo ao ouvir-me, obedeceu-me”. E do mesmo modo diz aos doutores: “Quem vos ouve a mim ouve.
    Obedeça a Deus, obedeça ao Santo Padre; Desobedeça aos pareceres de médicos abortistas (assassinos), desobedeça aos “excluídos”, desobedeça aos homens. Caso contrário, nós católicos é que deveremos por amor a Deus, por dever de consciência exercer o nosso direito à desobediência. Pedindo sua benção, despeço-me, in Corde Jesu et Maria, Semper.
    P.S. Caso tenha errado aqui em qualquer comentário, se Fugi ao Magistério infalível da Santa Mãe Igreja de Roma, penitencio-me e desde já recuso o que escrevi.
    Marcos Paulo do Nascimento Silva
    Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.


  7. olá equipe do Blog do Eeguei-vos eu nao conheço nenhum Manoel carlos do nascimento Silva porque mandaram um E-Mail para mim peço para Manoel carlos do nascimento se indentificar eu quero saber o significado do assunto eu nao entendi nada eu mandei um E-Mail para André Felipe fonseca para o Blog eu abri o Blog a mensagem nao estava lá eu vou mandar outra mensagem para ele mandaram um E-mail para mim sem significado para mim é bom sempre as pessoas se indentificar ok aguardo uma resposta do Blog de Marcos gomes da fonseca

  8. Arlindo santos Says:

    gostaria que vc mim conseguisse o imail do oadre cosmo


  9. olá querido Arlindo santos eu nao tenho o E-mail do Padre cosmo nao voçe pode encontrar o blog dele no google eu só uso o blog do Erguei-vos senhor ou seja do arcerbispo de olinda e Recife para fazer reclamaçao de alguém ou mandar um recado a alguém inclusive eu mandei um E-mail para meu sobrinho e nao tive resposta nenhuma obrigado pelo interesse ass Marcos gomes da fonseca de Dois Unidos

  10. Geraldo Paiva Says:

    Boa Tarde!
    Gostaria em primeiro lugar de dizer da minha admiração ao saber que o responsável por este Blog é um Jovem.
    Jovem este que deveria estar curtindo sua juventude, que é passageira; mais o que se observa aqui é o contrário é JOVEM EVANGELIZANDO OUTROS JOVENS!
    Parabéns! Mesu mais sinceros votos de vida longa.
    Conheci este farto material, por ser seguidor do Pe. Fábio em vários Trabalhos de Evangelização.
    Gostaria de solicitar um pouco de cuidado, de sutileza, de fineza ao criticar, um Presbítero.
    Somos Leigos, somos Cristãos Católicos e isso não nos dá direito de colocar nossos Presbíteros na berlinda, por qualquer motivo que acharmos.
    Temos Leis, como Leigos e não gostaria que nada acontecesse contigo.
    Toma cuidado e seja prudente.
    Concordo que você deve tratar de suas dúvidas com o Pe. Fábio de Mello. Mais isso deveria ser entre vocês dois e logo fosse esclarecidas as dúvidas aí sim a partilha para todos nós.
    Parabéns e fica aqui meu abraço para quando vieres aqui no RJ passar na minha casa para um almoço ok?
    Shallon! Maranatá!!
    Geraldo Paiva

  11. maricil Says:

    eu sei que a igreja usa o nome de deus para benefecio proprio para se enche de dinhero a custa dos outros, a igreja catolica e a mas pecadora de todas as igreja porque o percado esta no padre que sao pedofilo.

  12. maricil Says:

    vi na bliblia que o demonio se passa como anjo de luz para engana so fies.
    Cuidado a muitos com pele de ovelhas mais sao lobo.

  13. Daniel Says:

    Meu caro toma cuidado com tuas afirmações….Tem muito, mais muito, Padre santo e bom. Tenho medo das pessoas que generalizam…é um perigo agir assim.Simplsmente falta de sabedoria.Que Deus te abençoe e te perdoe!

  14. rafaelle Says:

    Existem pessoas idiotas, mais vc é a pior delas. Por Deus, se vc parar por um unico instante e se olhar vc vai perceber que o problema não estar nos outros e sim em vc mesmo. Melhore…

  15. Fátima Says:

    Sou um pouco lerda, por isso só consegui ler a “carta aberta ao Pe Fábio de Melo” hoje. Nossa !!! esse Gustavo de Sousa é corajoso hein?? dizer tudo isso para o Padre Né? Só não entendi por que ele pediu as Bençãos do Dito
    Cujo.

  16. maria aparecida da silva comacho Says:

    o dito cujo e consagrado ao sagrado coração de jesus,
    como jesus só fêz e faz o bem,como jesus é criticado,os apóstolos,todos foram criticados e até mortos. Quem me dera merecer essas críticas.

  17. maria aparecida Says:

    gustavo,precisamos de pessoas como você,que ame e defenda a igreja católica apostólica romana,mas a igreja precisa e prega o amor a misericordia aos irmãos jesus morreu por amor a nós miseráveis.Isso é misericórdia.só lhe falta a doçura e a meiguice de JESUS.continui defendendo a igreja,mas não esqueça que jesus odeia o pecado mas ama o pecador.

  18. Eduardo Says:

    Gostaria de saber se tem alguma palestra do padre léo ou outro padre que fala de casais que frequenta religião diferente?
    Se possível responder por e-mail.
    Obrigado.

  19. jose fernando bittencourt madureira Says:

    sr gustavo, qdo acordar da sua presuncao e soberba, percebera o qto se equivoca e se endivida. oxalá, possas despertar ainda nesta existência. Pax.


  20. […] autor do Exsurge, Gustavo Souza, esteve presente à coletiva de imprensa que o produtor do filme Blood Money, David […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s