Apresentar-se não é das tarefas mais fáceis, porque exige auto-conhecimento. Posso dizer, contudo, aquilo que prescinde do meu parecer sobre mim mesmo – aquilo que é fato: sou católico, por graça de Deus, nordestino (de Pernambuco) como Gonzagão, curioso como um gato, teimoso feito despertador. Além disso, contador, bancário e músico (pianista de segunda categoria, violonista de terceira, flautista de quarta, gaitista de quinta).

 

Contato: admabap@gmail.com

 

65 Respostas to “Sobre mim”

  1. André Almeida Says:

    Amigo Gustavo,
    visitei o seu blog. Sei que você estava trabalhando nele há muito tempo. Parabéns pelo lançamento. Um abraço. André.

  2. Diac Rubem Says:

    Nossa!!!! Estou Super Feliz!!!
    Todo dia estarei me atualizando! São notícias de niveis intenacionais!!!!
    Parabéns!!!!

    Gustavo, eu estou morando com o Sr. Arcebispo, Dom José Palmeira Lessa (D. LESSA) Para mim está sendo uma excelente experiência!
    Tais Bem? Bem importante!
    Fui!
    Abração mesmo!

  3. Aldo Says:

    Parabéns Gustavo! Estamos felizes com vc e por vc. Temos mais um canal de notícias e informaçãos de 1ª categoria.
    Vc vai longe rapaz…
    Que DEUS continue o abençoando e o iluminando cada vez mais, sempre!
    Um fraterno e saudoso abraço.
    Aldo e Célia.

  4. Henderson Lima Says:

    Muito legal o blog, parabéns velho.
    Um abraço


  5. Querido Gustavo,

    Tive contato com o conteúdo de sua carta endereçada a mim. Desde já agradeço pelo tom respeitoso com que discorda de meus posicionamentos.
    Meu filho, tão logo tenha tempo, eu lhe responderei. Seus questionamentos merecem respeito e demora, pois envolvem visões polêmcias dentro do contexto da Teologia, e também da minha vida pessoal.
    Como professor de Hermenêutica teológica, eu sempre dizia aos meus alunos, que a arte de interpretar o Sagrado só é possível a partir do momento que nos disponhos à experiência do amor e da misericórdia.
    Deus mora na caridade, e a caridade pode morar em todo lugar. Nisso consiste a soteriologia que anunciamos.
    Mais uma vez, obrigado pelo respeito, e parabéns pelo empenho em conhecer a Igreja e amar o seu fundador.
    Com minha benção,
    pe fabio de melo.

  6. LUIS GONZALO Says:

    Pe Favioeu não asisti a entrvista sua com o Jo, mas de qualesquer forma o Senhor Gustavo,ainda que tenha todo o conhesimento do mundo,ainda que o senhor tenha errado em algumas perguntas,ele não tinha o dereito de decir abertamente o que diz,sou estudante de Teologia,a imprecão que me da ê que sigue a linha de aqueles que são e forom contra o Vaticano II,não sou nim Literalista,nim Fundamentalista,sou hebreu Catolico falo Hebreu e Aramaico conheso as Sagradas Escrituras desde pequeno por nossa mae nossos conhecimentos Semiticos são diferentes do Helenitico,para não esplanarme demas so pesso a ELOHIM que sempre o proteja,e repito a pergunta de YESHUA, que tire a primeira pedra aquele que não tem pecado,quem não sabe distiguir quem ê homem e quem ê humano ê porque não se conhece,o Sr.ê Sacerdote mas que a paz de YESHUA esteja sempre com o Sr.

  7. Alan Furtado Says:

    Amigo, os elogios em excessos, às vezes, nos cegam ao passo que as críticas sempre nos fazem pensar (mesmo que seja para ver se elas são válidas ou não, mas nos fazem pensar), por isso desejo que o Padre leia sua carta aberta.
    No entanto, gostaria de expor que Padre Fábio é uma pessoa inteligente e em constante processo de feitura e ele prega e se apresenta assim. E isso, por si só, já é de uma sabedoria imensa. Sua sensibilidade é apresentada de maneira sincera e forte através do seu olhar. Talvez só quem o conhece corrobore esta afirmativa.

    As ponderações foram bem observadas por você, porém, é de extrema importância que não percamos o foco: evangelização feita por uma Pessoa Humana (a redundância é proposital e necessária).

    Penso que a vida precisa ser assim mesmo, do jeito que tem que ser. Melhor para os que vivem sem condições diversas. Saber o que se quer e saber aceitar obstáculos, e, ainda, aprender a superá-los, nos torna mais Divinos, Divinos humanos. Que venha a velhice, que venha a adversidade, pois junto com elas vem a vida vivida, o aprendizado “crescido” e o reconhecimento Divino, e melhor ainda, o conhecimento do que é Divino.

    Entendo que o Padre precisa viver da forma que vive, é assim que tem que ser. Isso não quer dizer que ele deva esquivar-se dos votos, deveres e obediência. Não podemos achar que os Padres tem que ser assim ou daquele jeito, ou ainda, desta maneira. Antes de ser padre, ele é homem, filho de Deus que aceitou a fardo de viver o sacerdócio, e isto, jamais anulará os erros de sua vida. Pecado é condição humana. Se faz mister observar que Santidade não é ausência de pecado, mas sim presença de virtudes. (basta estudar a vida dos Santos)
    O padre com esta missão demonstra claramente que aceitou os obstáculos e, sem dúvida, vem aprendendo a superá-los. Fábio de Melo é um homem que mirou a santidade, a divindade, destarte sua imensa jornada, seja nos palcos, seja na TV, seja na mídia em geral.
    Hoje temos tantos formadores de opinião que controlam a vida de tantas pessoas. Artistas que sobem em palcos e crucificam Jesus em cada palavra manifestada às multidões que os acompanham. Porém, também são humanos e, pasmem já nos acostumamos a ouvir tantas heresias que nem nos incomodamos o tanto que deveríamos.
    Percebo que com tantas heresias e descrenças, nós que tentamos viver o Evangelho, nos encontramos carentes de profetas e líderes evangelizadores. E é exatamente por isso que, talvez, exigimos tanto daqueles que assumem este papel, daqueles que se prontificam a tentar saciar nossas carências.
    É, o Padre Fábio é essa pessoa, sem dúvida! Pessoa. Pessoa Humana.
    O Padre precisa das observações que foram feitas por você Gustavo Souza. Se as ponderações foram feitas por amor, certamente frutos serão colhidos.

    A Igreja é Divina e faz com que dependamos dela, entretanto, a Igreja é humana e humanamente depende de nós.

    Peço ao bom Deus que, não só o Padre Fábio, mas tantos outros líderes evangelizadores alcancem cada dia mais a mídia e mostre ao mundo que Jesus veio para ficar em todos os lugares onde há dependência do Divino e que recebam do céu sabedoria, humildade e dignidade para aprenderem com seus inevitáveis erros. Suplico, ainda, ao Divino Pai que seus filhos, fiéis e pecadores, acompanhem sempre os profetas enviados pelo Alto e que através do amor e da sabedoria, os ajudem a liderar esta obra que tanto carece de operários.

    Uma Santa Semana a todos.

    Alan Furtado
    alancfurtado@yahoo.com.br

    Comunidade São Paulo Apóstolo
    Volta Redonda – RJ

  8. Maria Cecilia Says:

    Gustavo,
    li sua carta aberta ao Pe. Fábio de Melo e enviei meu comentário, no site http://www.veritatis.com.br
    Só agora vejo seu Blog e nele sua foto. Meu Deus! Não passa de um garoto!

    Meu filho, ponha mais doçura, mais ternura na sua vida! Tem tão pouca idade… Talvez daí venha sua falta de compreensão do que fez o padre! Falta-lhe maturidade, o que só se adquire pela vivência e ainda viveu muito pouco!

    Entre o que lhe escrevi, falei sobre a correção fraterna e vi que comentou o assunto, citando:
    – Terêncio [a verdade gera o ódio = SEMPRE? VERDADE ABSOLUTA? JESUS É A VERDADE! LOGO VOCÊ O ODEIA],
    -Ef V,1 [sede imitadores de Deus = JESUS É DEUS! ELE DISSE: APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO],
    prov III, 12 [Deus ama aqueles que repreende = AO REPREENDER “PUBLICAMENTE” O PADRE, CONSIDERA-SE “DEUS”? = É O QUE ESCREVEU!]
    -Ecl XII,12 [Deus ordenou cuidar do próximo = VOCÊ PRENDE-SE AO PRECEITO E EU AO MODELO: JESUS,”CAMINHO, VERDADE E VIDA”. USA AQUI A PALAVRA “LOGO” SUPONHO QUE SEJA CONCLUSÃO SUA! CITOU O ANTIGO TESTAMENTO, QUE FOI RATIFICADO E APERFEIOADO POR JESUS E ELE NOS DIZ: AMA TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO]

    Belíssima e oportuníssima esta citação:
    “A prática da correção fraterna – que tem raiz evangélica – é uma prova de carinho sobrenatural e de confiança. Agradece-a quando a receberes, e não deixes de praticá-la com aqueles com quem convives”. (São Josemaría Escrivá, in: Forja, nº. 566).

    Filhinho, prenda-se SEMPRE à raiz! Para isso, pegue sua Bíblia, no evangelista, capítulo e versículos que certamente conhece e LEIA COMO SE PROCEDE AO FAZER UMA CORREÇÃO FRATERNA. Jesus ensinou. Siga-O!

    Por favor, reflita sobre sua tempestuosa atitude. Você mais parece um adolescente recheado de conceitos, nos quais, se firma, pois falta-lhe maturidade, vivência e profundidade. Observe que, com sua atitude desastrosa, está escandalizando a muitos e mostrando falta de UNIDADE na Igreja, que pretende defender.

    Procure o Pe, Fábio, sem arrogância, e converse com ele. Certamente terá muito prazer em explicar-lhe o porquê das suas palavras. Ele tem anos de estudo e muita caminhada na evangelização.

    Penso que está julgando muito apressadamente e em cima desse julgamento, pode causar danos ao padre, ao povo e à própria Igreja.

    Tente enxergar com o olhar de Jesus o POVO DE DEUS. Nem todos têm a facilidade que você teve de estudar e conhecer as escrituras. Vai condená-los a viver longe do Reino de Deus, por causa disso? É preciso atingir a todos, a elite, uma minoria como você, e as massas.

    Veja bem, você só poderá usar adequadamente todo o ensinamento que acumulou, quando estiver liberto dele o suficiente para degustá-lo, saboreá-lo, digerí-lo e então absorvê-lo, interiorizá-lo. Aí sim, devidamente interiorizado, assumido
    “conscientemente” por você, poderá usá-lo sem ferir ninguém.

    Peço-lhe ainda que observe, que no afã de criticar o padre, esqueceu-se que acima dele há um bispo, a quem ele deve obediência e a quem, por justiça,cabe o direto e o dever de cuidar desse e de todos os padres de sua diocese.

    Você fere TUDO e TODOS! Cuidado para não ferir a si mesmo, se já não o fez.
    Penso que deveria retirar tudo o que está na internet sobre o assunto e resolver seu problema pessoal fora da mídia. Será melhor para todos, inclusive para você.

    Com amor materno,
    Maria Cecilia

    P.S.: Continuo aberta para discutirmos o conteúdo da sua carta, da qual discordo. Entretanto, só o farei através do meu e-mail, pois como já disse, não pretendo nutrir ainda mais esse assunto e dar-lhe mais combustível.

  9. genteestranha Says:

    Maria Cecília,

    Não sei quantos anos a senhora tem mais pelo que disse deve ter uns 2000…
    A atitude de escrever uma carta ao padre fábio não foi, de modo algum tempestuosa. Se assim o fosse ela teria saído no dia seguinte ao da entrevista. Já procurei o padre Fábio e tenho me comunicado com ele por e-mail. Creio que pelo diálogo honesto, sadio, conseguirei os *esclarecimentos* que pedi a ele. Frise-se bem: solicitei esclarecimentos e não desculpas, e não providências, etc. Esclarecimentos e só. Não fiz juízo de valor da pessoa do padre, nem o condenei por nenhuma de suas atitudes. A senhora me recorda que “acima do padre há um bispo”. É bem verdade. Só que isso é mais um motivo para que os fiéis se inquietem e acabem manifestar suas dúvidas: por que o bispo se omitiu? Se bem que, no fundo, não sabemos se o bispo se omitiu. Ele pode ter tratado do caso com o Padre Fábio longe da mídia. Coisa que, definitivamente eu não sou obrigado a fazer. Ele é um homem público, que fez declarações públicas e que publicamente merecem ser esclarecidas.
    “Você fere TUDO e TODOS!” – favor justificar

    Com amor de bisento,
    Gustavo Souza
    Autor deste Blog

  10. genteestranha Says:

    Digo: “com amor de BISNETO”

    Gustavo Souza
    Autor deste Blog

  11. Maria Cecilia Says:

    Gustavo,
    não tenho os 2000 anos que me atribui, e creio que o “velho” em questão, o que tem mente rígida e pensamento fechado, é você.
    Apesar disso, penso que acertou ao procurar o padre. Esta atitude foi corretíssima! Eu mesma, não faria outra coisa se me sentisse ofendida. Fiz isso com você, pois, ao escrever-lhe, coloquei meu e-mail particular e prontifiquei-me a conversar com você, por ele. Infelizmente, não tenho como contatá-lo a não ser por seu blog.
    Reafirmo o que já escrevi. Penso que não deveria tratar este assunto, que o perturbou, na mídia. Você mesmo supôs que o bispo tenha conversado com o padre, fora dela. Um bispo não é coisa pequena na Igreja, deveria imitá-lo, pois certamente é homem de grande sabedoria.
    Acrescento ainda que o fato do padre ser homem público, que fez declarações públicas, não o justifica ao recriminá-lo também publicamente. Parece-me que faz aquilo que critica! Isto sem lembrar que num de seus escritos, favoreceu-se da “correção fraterna”, ensinamento do próprio Jesus, que nunca disse que um arauto (divulgador de notícias da época) deveria propagar o (aquilo e/ou quem) que necessitava ser corrigido.
    Quando escreve de forma tão aberta, expõe o SEU pensamento! Assim como respeito sua maneira de pensar, deve respeitar a de todas as pessoas e não escandalizá-las. Fui clara no que escrevi. Nem todos tem o conhecimento que adquiriu e muitas vezes não é porque não querem, mas porque nunca tiveram oportunidade. Acho que esta sua atitude é comum em pessoas elitistas, centradas apenas no que são, conhecem e possuem, não conseguindo entender os diferentes e não sabendo conviver com as diferenças. É ai que vejo a necessidade de amadurecimento na vida e na fé, pois só por esse caminho poderemos ter a noção da dimensão e importância do OUTRO (seja quem for) na nossa vida, na vida da Igreja, povo de Deus que caminha.
    Acrescento ainda, que sua atitude expõe negativamente a Igreja que é tanto sua, quanto minha e de todos que, como nós, a amam. Eu não gosto do que está fazendo!
    Suas atitudes demonstram que se sente senhor absoluto da razão, aquele que beira a perfeição e por isso dono de toda a autoridade. Ainda que não seja verdade, é a impressão que nos transmite.
    Veja bem:
    – sua vontade imperiosa, o leva a dizer publicamente o que quer, sem pensar nas consequências disso para as pessoas = “FERE A TODOS”, quando não os respeita e principalmente, os que, como eu, pensam diferente de você, apesar de terem o mesmo amor que diz ter pela Igreja. Pense que pode até abalar a FÉ das pessoas. A Igreja respeita e valoriza a todos! Veja, por exemplo, o respeito com que trata desde a simples e “inculta” (no sentido de estudo, aprofundamento) religiosidade popular, à elitista, intransigente e fechada TFP…
    – acredito que não perceba, mas seu agir abala a instituição IGREJA, mais do que o poderia fazer a palavra do padre, ainda que seu julgamento estivesse correto, pois você planta a discórdia, a desunião e UNIDADE, na Igreja, é fundamental! Você sabe! – “FERE TUDO”, quando fere as instituições: Igreja, família, colégios e as obras sociais católicas, que se ocupam do bem estar dos que delas necessitam.
    -sua determinação em levar isso avante, o expõe na mídia. Sabe disso! Imagine que algum dia perceba que estava errado… – tardiamente perceberá que, em público, “FERIU A SI MESMO”! Pretendo com isto, preservá-lo.
    Penso que tudo isto é desnecessário. Deve, sim, buscar o esclarecimento que necessita, mas diretamente com o padre, de maneira discreta. Faça isso sem ferí-lo, sem ferir ninguém, sem ferir a si mesmo. Aja sempre com amor, muito amor!
    É o que penso. É o que faria se estivesse no seu lugar.
    Ofereci a você meu amor materno, pois o reconheço como o mais puro, verdadeiro e profundo amor que o ser humano pode sentir. Mas, gentilmente, demonstrou que tem uma enorme necessidade de ter uma bisavó, que também é mãe. Então…
    Com amor de bisavó,
    Maria Cecilia

  12. Maria Goretti Vasconcelos Says:

    Bom Dia Gustavo, Também acho como a Celilia que deverias ser mais doce em suas colocações. Não condiz com com sua maturidade intelectual.
    …Mas fiquei surpresa com a sua resposta a ela: “tem 200 anos…” Você não aceita as correções e quer que o Pe. Fábio aceite as suas baboseiras de sua carta.
    Olha a incoerencia Guri, você é imaturo demais pra tanta soberba…pecado capital e vicio repugnate à Mãe de Deus! A vida tem muito que lhe ensinar e as provações permitidas ou queridas por Deus.
    Abre o olho, pois olhar o “rabo dos outros” é coisa de macaco!
    Falas-te da mãe que não orientou ao filho e uma de tuas respostas para mim. E de ti? escutas tua mãe? me parece que não, pois não aceitas nada que te dizem¹ correção fraterna para ti é nada, realmente não aceitas.
    Vai crecer guri! e aprender com quem realmente tem sabedoria, que segundo São Francisco de Assis não vem dos livros, mas sim da experiencia da alma com Deus.

  13. genteestranha Says:

    Cara Maria Goretti,

    A senhora é INCONPETENTE para julgar o meu nível de maturidade, relacionamento familiar e experiência com Deus. Dado que não me conhece, não pode avaliar aspectos **subjetivos** da minha personalidade (perceba: a análise que fiz com relação ao padre fábio basearam-se nas declarações **objetivas** do referido sacerdote).
    Se quer continuar discutindo sobre a Carta, ok. Se quer dar conselhos e fazer análise psicológica, sugiro que(se ainda não fez) faça o curso de psicologia.

    Abraço,
    Gustavo Souza
    Autor deste blog

  14. Cleber Pacheco Says:

    Amigo Gustavo,

    Gostaria de saber se topas participar de minha pesquisa de Mestrado. Faço Lingüística na UFPE e estou estudando a escolha de tags em postagens de blogs.

    Você praticamente não vai ter trabalho algum. Só preciso saber se mora em Recife, pq preciso entregar um termo de compromisso para que vc assine (é uma besteira burocrática).

    Se topar, escreve-me um e-mail que eu te passo detalhes sobre a pesquisa.

    Só adiantando, nem seu nome e nem o nome do blog vão ser revelados no trabalho.

    Obrigado.

    cleber.guimaraes@gmail.com

  15. gabriel h. Says:

    Caro Gustavo, a minha surpresa foi positiva ao entrar em seu blog e ver que és tão jovem. A minha alegria maior pela defesa que faz da Igreja(Igreja pela qual Nosso Senhor deu a vida e portanto, ninguém tem o direito de inventar e mudar nada). Ela precisa mais de padre no altar do que no palco.Abraços!

  16. gabriel h. Says:

    Caro Gustavo, a minha surpresa foi positiva ao entrar em seu blog e ver que és tão jovem. A minha alegria maior pela defesa que faz da Igreja(Igreja pela qual Nosso Senhor deu a vida e portanto, ninguém tem o direito de inventar e mudar nada). Ela precisa mais do padre no altar do que no palco. Abraços!

  17. Luh Lena Says:

    Não pude deixar de te mencionar no meu blog hj. Grava bandolins pra mim? hehehe
    Bjãooo PdC & AM!

  18. ANDERSON MACENA Says:

    Prezado e estimado irmao Gustavo,

    Quão feliz fiquei ao ler sua carta e a resposta do referido sacerdote, tudo o que vc falou foi o pensamento de milhares de católicos que viram os erros cometidos pelos padre, que se ficou tão magoado como ele mesmo disse, deveria parar para analisar que existe “Igreja” além das fabetes dele e que o acompanha nos megas shows dignos de chevrolet hall hehehe, pensamento de uma Igreja que quer apenas servir a Cristo e obedece-lo sem inculturações de Frei Betto,Boff, Casaldaliga e facções adjacentes,mais uma Igreja que ama e por seu amor obedece.
    fiquei muito feliz em saber que um conterrâneo meu defende a fé com tanta precisão que vc defende.Deste Recifense que a partir de hoje é seu admirador,com minha fraternas orações

    Anderson Macena

  19. Polly Says:

    Gustavo, porque vc apagou meu ultimo post direcionado ao Stelius? Não ofendi o blog / nem vc / nem ele, muito pelo contrário.

    Se puder responder qual o problema com meus post, ficaria agradecida, de repente não deva realmente postar, quem sabe colocar no meu próprio, com critérios que possa entender.

    Agradeço desde já a atenção.

  20. genteestranha Says:

    Cara Polly,

    Não me recordo exatamente o que dizia o seu último comment direcionado ao Stelius. E, infelizmente, o wordpress não me permite que eu “ressuscite” um comment que já foi excluído… Peço, entretanto, que **faça novamente o comentário**. Desculpe-me se no seu comentário não havia nada de mal e eu, por pressa ou descuido, apaguei.

    Forte Abraço,
    Gustavo Souza
    Autor deste blog

  21. Polly Says:

    Imaginei extamente isso.
    Sem problemas.

  22. Bia Says:

    Oi Gustavo,
    Adorei seu blog, e fiquei muito feliz por você ser tão jovem e, ao mesmo tempo muito triste por ver pessoas te jugarem pela sua pouca idade. Como se isso, por si só, já mostrasse sua falta de conhecimento sobre um determinado assunto. Como se “adultos” ou “velhos” tivessem mais conhecimento por acumularem mais experiências. Elas só esqueceram de uma coisa: “Canalhas também envelhecem”.
    Gustavo, não se deixe abater pela opinião de pessoas que só sabem condenar o que não concordam. Alguém precisa falar a verdade.
    Paz e Bem!
    Bia, uma pernambucana como vc!

  23. Fátima Says:

    Gustavo,
    Coragem. O Padre Fábio de Melo também é muito duro às vezes, tenho certeza que você o ajudou muito mais do que pessoas que ficam dando tapinhas nas costas dele e falando por detrás. Paz e bem a todos.

  24. ZAMBETUS BARRY Says:

    GUSTAVO

    Vc. me parece muito chegado ao Bispo D. Sobrinho. Se puder informe o motivo pelo qual ele não foi aceito em Camocim de São Feliz.

  25. genteestranha Says:

    Caro Zambetus,

    É FALSA a informação segundo a qual D. José não foi “aceito” no convento carmelita de Camocim de São Félix. Ele **preferiu** ir para o convento de Goiana basicamente por duas razões:

    1 – Foi onde ele começou o seu intinerário espiritual rumo ao monte carmelo. Há, portanto, uma ligação profunda entre a missão [a vocação] de S. Exc.ª e aquele convento;

    2 – As instalações do convento de Goiana pareceram melhores que as do de Camocim. Afinal, um bispo na idade de D. José tem que se preocupar com isso também.

    Abraço,
    Gustavo Souza
    Autor deste blog


  26. Caro Gustavo:

    Que a Paz de Jesus e a Ternura de Maria estejam contigo!!

    Agradeço a Deus pelo dom da tua vida, e de modo especial por este lindo trabalho de evangelização contra em defesa da verdadeira fé CATÓLICA!

    Que Maria Rainha da Paz, conceda todas as bênçãos do céu e te de muita coragem e discernimento, para anunciar a verdade, que desmascara os hereges e cismáticos.

    Deixo-lhe a bênção do Senhor!
    Parabens pelo Blog!
    Feliz aniversário on line!
    Desde já te quero bem!

    Receba a bênção especial e materna da Gospa Maria Rainha da Paz, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

    Uma observaçlão: Gostaria de receber as atualizações do teu blog em meu e-mail paniejezuufamtobie@terra.com.br

    Pe. Mateus Maria, FMDJ

  27. isabella Says:

    oi guga! gostei do blog! muuuito bom…vc é pop! kkkkk
    sério, vi os posts e comentários e gostei bastante da sua personalidade para lidar com as coisas! parabéns! lerei com atenção qdo puder e começarei a comentar mais por aqui!
    obrigada por me passar seu endereço láaa no banco:)
    Fica com Deus
    Abraço

  28. genteestranha Says:

    Valeu, Bella!

    Gustavo Souza
    Autor deste blog

  29. joel santos Says:

    Caro jovem,não tenho religião.Acho suficiente ter Deus no coração.Creio que você também o tenha,mas talvez precise exercitá-se em ouví-lo melhor,caso contrário,será um falso cristão-católico tanto quanto o “falso padre”.Existem muitos falsos padres na igreja romana.Falso é todo aquele que engana…Duvido muito que um verdadeiro cristão publique comentários ardilosos sobre algum semelhante.Antes terá misericórdia dele.Ser cristão não é isto?Fica com Deus.

  30. genteestranha Says:

    Caro Sr. Joel,

    Suponho que o senhor se referiu ao caso do Pe. Fábio de Melo quando falou em “comentários ardilosos”. Talvez o senhor tenha lançado um olhar superficial (além de distante) sobre a questão. Creio que o senhor não percebeu que os questionamentos feitos por mim são naturais e muitíssimo pertinentes diante da entrevista concedida pelo citado sacerdote ao Programa do Jô. É caridade cristã corrigir o próximo. Se o senhor fosse cristão saberia disso… Fique com Deus.

    Abraço,
    Gustavo Souza
    Autor deste blog

  31. Jorge Aquino Says:

    Caríssimo Gustavo. Chamo sua atenção à Caridade Cristã, que dá testemunho dos verdadeiros filhos e herdeiros do Reino.Aconselho sinceramente que seus artigos sejam menos opinativos quando mencionar pessoas,(como foi o caso da carta ao padre Fábio de Melo). Eu sinceramente te considero um jovem inteligente e com boa intenção. Eu pertencí à Congregação dos Legionários de Cristo, conviví muito com o padre fundador Marcial Maciel,e apesar de todas as críticas a este padre fundador, não me permitiria criticá-lo nunca, afinal pelas ” suas obras o conhecerão”. Deixarei aqui um conselho muito útil que recebí do fundador dos Legionários de Cristo: “Sê prudente como as aves do céu e astuto como as serpentes do deserto”. E, por favor, como blogueiro, esteja preparado para as críticas e procure jamais respondê-las no tom que usou com a leitora Sra. Maria Cecília (acima). Um abraço fraterno.

    Conde Jorge Aquino – 23° conde de Rocasseca

  32. Suely Says:

    Meu jovem, gostaria de ter acesso a “carta aberta ao Pe.Fábio de Melo”.
    Grata,

  33. anderson luis dos reis Says:

    Salve maria,conheci o seu blog por acaso,pois procurava saber mais dos erros loucos do pe Fabio,e me senti amparado por um jovem como vc que tem coragem de denunciar perniciosas heresias,com caridade e verdade visando a integridade do evangelho e o bem da Igreja.E nos dias 20 e 21 de fevereiro estarei em pombos pregando um retiro e gostaria de conhece-lo pessoalmente se possivel.me chamo Anderson moro em sp,e tenho como diretor espiritual o pe mateus que te escreveu,se possivel me responda em meu email abraço mariano pax
    anderson_jhs@yahoo.com.br

  34. neto Says:

    oiee caro amigo
    estou na mesma curiosidade sobre o estatutos da CN… e estou a procura deles tbm…
    por favor me responda e se tiver os estatutos podem me manda????

    até

  35. Carlos Says:

    Caro Gustavo, vi o seu blog…pessoa inteligente, jovem..muito capaz..parabéns….mas diantes dos comentários de gregos e troianos..eu me pergunto que está na defesa da fé, e sobre a fé de quem estamos em defesa…eu apenas quero refletir com todos daqui. “Quem se acha mais fiel, mas escolhido e mais eleito, quase sempre vê nos outros um pecado ou um defeito, mas o certo é que, diante de Deus, vão estar aqueles que tiveram amor”…Grande abraço, Carlos.

  36. Elaine Fernandes Says:

    Caro irmão, seja mais doce na maneira de se colocar. Você é um filho amado de Deus e como tal deve seguir ao seu maior mandamento: amar
    Por analogia, poderíamos nos utilizar:
    Mateus 18:15-17 – “Repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão”
    Que O Espiríto de Deus ilumine suas palavras e que Nossa Senhora te cubra com seu manto.

  37. Selín Trigueros Rauda Says:

    Olá, Gustavo.

    Paz e bem pra você.

    Ontem procurei o tal encontro televisivo do padre Fábio com o Jô pra compreender um pouco mais a sua “carta aberta ao padre de Melo” e a resposta que ele te deu.

    Pra começar, devo dizer que agradeço a Deus por ter descoberto o padre Fábio pela Internet; agradeço por tê-lo escutado no que pensa e no que diz sobre o Evangêlio e a Igreja apartir da sua carta, e também agredço por ter a oportunidade de vê-lo na TV. Fico grato de ter aprendido um pouquinho mais sobre a Igreja que tanto amo, e que quero conhecer mais para amar mais.

    Penso que tanto você como o padre tem sido respeituosos no trato, mas pelo que tenho lido no seu blog, falta a você a misericordia que já te mencionou o padre na sua resposta. E falta o trato amável que já te falaram alguns que também tem deixado seus comments (Maria Cecilia, por exemplo).

    Sim, a correção fraterna é válida… mas o amor é mais.

    Mas em fim, fico feliz que exista jovens como você que amem a Igreja e que estejam dispostos a defendê-la e a divulgar o Evangêlio de Jesús.

    Receba o meu abraço em Cristo Nosso Senhor, desde El Salvador.

    Selín

  38. Rosimeire Says:

    Oi Gustavo,sempre gosto de passar por aqui e ver as novidades.Obrigado por doar seu tempo e sua juventude pra divulgar a volorização a vida.Sempre fui contra ao aborto e graças os blogs católicos,canção nova e ajuda do Espírito santo tive argumentos indispensáveis para fazer uma jovem desistir de um aborto.
    A pesar de ter um pensamento contrário ao seu em relação ao sacerdócio do padre Fábio(ele que o é o responsável pela meu amor infinito a jesus Cristo.)
    fora isso continuemos unidos no amor do nosso salvador Jesus Cristo.
    Que Deus te conceda muita sabedoria para continuar sua linda missão.

  39. ELISANGELA Says:

    Gus, por onde andas ? rsrsrsr


  40. Boa Tarde,

    Meu nome é Miguel e eu trabalho na Editora a Partilha. Nos temos como objetivo produzir e publicar obras de formação pastoral e de espiritualidade para agentes e lideranças católicas. Primando pela qualidade; abordando temas urgentes; usando linguagem simples e preços acessíveis à realidade econômica do Brasil.
    Achei muito interessante o blog de vocês e gostaria de saber se seria possível vocês colocarem um link da nossa editora na sua área de sites católico.

    http://WWW.editoraapartilha.com.br

    Caso não for você que resolve esses assuntos, você saberia com quem eu deveria falar?
    Agradeço muito se puder fazer isso.
    Deus abençoe a todos vocês

    Miguel Parisi

  41. genteestranha Says:

    Ok. Miguel. Solicitação acatada.

  42. Manuela Fanfa Says:

    Salve Maria ! Paz e bem !Gostei muito do seu site e também gostaria de lhe dar a conhecer o site da Palavravivadedeus.com.br,lhe peço que conheça também,é religioso e Mariano e tem programa que se pode ouvir ao sábado que começa á 1h e as santas missas são celebradas todos os dias,espero que goste e peço á Virgem Maria que lhe ilumine e lhe guie. Gostaria muito de poder entrar em contacto co o Pe Mateus Maria,será que me podia ajudar? O seu E:mail ou endereço serviria,lhe agradeço de coração meu irmão em Cristo. Um abraço fraterno.

  43. Fábio Cunha Says:

    Amigo, não encontrei a resposta do Pe.Fábio de Melo publicada no seu blog! Onde está? Você publicou?

  44. Álvaro A. de Vasconcellos Leite Ribeiro Says:

    Parabéns pelo seu blog. Sou recifense e estou de volta à cidade depois de longa ausência. Gostaria de confirmar o local e horário de celebração da Santa Missa Tridentina aqui no Recife. Obrigado,
    Álvaro

  45. Jaime Guimarães Jr Says:

    Caro blogueiro, sinto muita dificuldade em achar um verdadeiro cristão em pessoas como você em sua auto sapiência e arrogância. Você pode até ser católico, mas de cristão não tem nada.


  46. por onde anda querido, pq não postou mais nada no blog?mande noticias abraço mariano pax

  47. Juliene Says:

    Na sua apresentação deveria ter dito: pianista de segunda, violonista de terceira, flautista de quarta, ESCRITOR DE QUINTA E MENTIROSO DE PRIMEIRA.

  48. lucia.c Says:

    Boa noite pra vc….

  49. Pedro Says:

    Ser Católico pela graça de Deus é insultar os irmãos católicos, uns contra os outros?

    Acabei de ler seu texto sobre o encontro interclesial das Cebs.

    Bonito seu modo de agir como Cristão.
    Chando de patétido o gesto de Dom Moaci de repassar para a diocese do Crato o Próximo encontro. Será Patético os 56 bispos que foram a esse encontro?

    Esse seu gesto e de muitos amigos seus chega a ser facista.
    Vou compatilhar do seu blog com alguns bispo do nosso querido Nordeste. Como DOM: Egidio, Adriano, Dino, Saburido, Severino, Paulo, Francisco. Muitos desses estiveram lá.

    Vocês se fazem de Santos mais por dentro são lobos vorais.

  50. Pedro Says:

    Ser Católico pela graça de Deus é insultar os irmãos católicos, uns contra os outros?

    Acabei de ler seu texto sobre o encontro interclesial das Cebs.

    Bonito seu modo de agir como Cristão.
    Chamando de patétido o gesto de Dom Moaci de repassar para a diocese do Crato o Próximo encontro. Será Patético os 56 bispos que foram a esse encontro?

    Esse seu gesto e de muitos amigos seus chega a ser facista.
    Vou compatilhar do seu blog com alguns bispo do nosso querido Nordeste. Como DOM: Egidio, Adriano, Dino, Saburido, Severino, Paulo, Francisco…. Muitos desses estiveram lá.

    Vocês se fazem de Santos mais por dentro são lobos vorais.

    Caro Irmão em Cristo. Seguir Cristo é viver o amor, não é espalhar ódio e desunião.

  51. Washington Says:

    Gustavo, que o amor de Cristo continue a mover sua vida. Eis a trajetória segura da santidade. Acompanhei com carinho e preocupada atenção seu posicionamento sobre a entrevista do Pe. Fábio ao Jô, a que não assisti. Li sua “carta aberta”, os posts aqui e mesmo a resposta que vc recebeu, da parte do Padre. Penso que ambos devem continuar a dialogar e crescer na fraternidade: um não entrará no céu sem o outro!!!
    Do que li acima, fica o desconforto de ver que a caça a “hereges e cismáticos”: estou entendo errado, ou é este o sentido dado pelo Pe. Mateus (post. 26), que o saudou desejado “a Paz de Jesus e a Ternura de Maria”?!… Logo abaixo, no post. 33, Anderson, discípulo do padre Mateus, tb vem falar em heresias… Suponhamos que haja heresia em tudo o que for aqui apontado (ou em páginas como a Monfort): a falta contra a doutrina envia mais ao inferno do que a falta contra a caridade cristã ou a falta contra a modéstia? Sei lá, talvez a capacidade de “ler dentro” tenha feito da inteligência de alguns um muro intransponível para dialogar com o diferente, ver no diverso o que há de bom e puro…
    Faz algum tempo que tenho usado “Paz e Bem” em minhas saudações… Por ver esta expressão usada acima, tb me despeço com certo temor de não ser entendido. Talvez seja possível que o “Pobrezinho de Assis” seja corrigido no seu diálogo com o Sultão. Que ele seja seguido no seu seguimento a Cristo.
    Paz e Bem, irmãs e irmãos.

  52. Washington Says:

    Reescrevo o início do 2º parágrafo:
    Do que li acima, fica o desconforto de ver que está vigorosa na Igreja a caça a “hereges e cismáticos”: estou entendendo errado, ou é este o sentido dado pelo Pe. Mateus (post. 26), que o saudou desejando “a Paz de Jesus e a Ternura de Maria”?!…

  53. Lais Says:

    Infelizmente,Gustavo,não posso dizer que tiver prazer em conhecer seu blog,pois o conheci através da carta enviada ao Pe.Fábio de Melo,a quem admiro e respeito pelo trabalho que realiza dentro da Igreja.O problema não é você não concordar com ele,a questão é você vê-lo algumas vezes(não sei o quanto o conhece),o que eu notei é que você retirou as frases ditas pelo Pe.Fábio do contexto e fez um julgamento segundo os seus conceitos de religião.Espero que após a resposta do Pe.Fábio você o respeite mais,não só como sacerdote,mas também como ser humano.Conheça mais o trabalho dele,digo isso,não para forçá-lo a gostar dele,a minha intenção é que você ao menos respeite as pessoas que pensam diferente de você.E só para lembrar,não somos fãs do Pe.Fábio e sim pessoas que reconhecem nele o Cristo humanizado.Assim como você aguardou uma resposta do Pe.Fábio,eu também aguardo uma resposta sua,até mesmo para desfazer qualquer mal entendido que possa ter ocorrido aqui.
    Desde já agradeço pela atenção.

  54. Luan Ferraz Says:

    o que faz na igreja de Jesus? para ajudar a igreja temos de evangelizar nos movimentos ou pastorais ou demais segmentos.

  55. cris Says:

    Na sua apresentação deveria ter dito: pianista de segunda, violonista de terceira, flautista de quarta, ESCRITOR DE QUINTA E MENTIROSO DE PRIMEIRA.(2)
    faltou dizer tb que vc eh tao feio que parece uma doenca ruim como a lepra!!!!!!!!!!!!!!!!

  56. Diana Says:

    Conheci seu blog através da sua carta ao Pe Fabio de Melo. Não sou tiete dele, mas reconheço seu grande preparo intelectual, sacerdotal e seu profundo amor pelos seres humanos. Fiquei curiosa e resolvi te conhecer, claro que através do seus escritos. Só posso dizer uma coisa sobre você… você é vazio,oco, desprovido de amor. Você mais parece um radical, fundamentalista, do que um cristão católico.

    Sei que você vai fazer malcriação, mas, fica a dica:
    Vai fazer uma terapia urgente!!!

  57. anesio Says:

    Talvez vc se torne mais conhecido, como talvez deseje. São tolas estas pretensões e são perda de tempo. Pensei que vc fosse um bispo ou algo assim. Arrogantes, julgadores da verdade etc está cheio por aí. Cristo foi perseguido pelos dr. da lei e fariseus que invejam-no.
    É difícil, muito difícil mesmo a verdade, por isso nos ocupamos com nossa vaidade e pequenina mente mesquinha e egoísta.

    Sabedoria pra todos nós é oque desejo.

    Anesio


  58. Gustavo, cheguei em seu site através da divulgação em outro e por acaso. Parabéns, continue assim e não se deixe abalar pelas criticas, use-as para crescer em conhecimento e amadurecimento de seu pensamento. Falta em seu site um meio de partilhar as suas postagens em redes sociais tipo facebook, orkut, twitter. O WordPress tem um plugin para isso fácil de instalação. Queria compartilhar um de seus posts mas não encontrei o meio.
    Parabéns, fique com Deus e com Maria Santíssima.

  59. Juan Carlos Says:

    Vc parece arauto da Nova TFP. Muito jovem e já muito reacionário!

  60. Bruno Says:

    Lamentável. Triste ler que você acredita ser católico. Para isso seria necessário conhecer Jesus, e a Ele você não conhece. Se sua energia fosse mesmo para ser um homem de Deus seria bom, mas isso você não consegue fazer.

  61. luiz mattos Says:

    Alem de tuido é um moleque mal criado.Se bem criado houvesse sido saberia o que é respeito.Umas boas palmadas foi o que faltou!

  62. Álvaro Says:

    Prezado Gustavo,

    Tu poderias me enviar por email o endereço do email do Pe Fábio de Melo.

    Gostaria de saber como você conseguiu se comunicar com ele…

    Obrigado!

  63. Pedro Paulo V. de Souza Says:

    Olá Gustavo !
    Não sei ao certo se você continua ativo por aqui…Li a carta aberta ao Padre Fabio de Mello em 2013 ( se passaram quase 4 anos ).
    O teu manifesto e considerações foram motivados pela entrevista que você viu no Jô Soares.
    Foi conflitante com tuas crenças, propostas e ensinamentos recebidos e você se utilizou deste recurso de escrever por inconformismo .Na verdade você representou muitos cristãos..Eu achei oportuno e pertinente suas considerações feitas em 2009;no entanto,com o passar dos anos
    o mencionado e aquele que se intitula padre não compreendeu tuas mensagens : A integridade do Evangelho, a imitação de Cristo e o bem da igreja !!
    É nítido que ele é extremamente centrado com a imagem pessoal ( Altíssimo grau de vaidade ) necessitando urgentemente de um bom profissional com vasta experiencia em personalidades autocentradas com acentuados traços egocêntricos. Ele usa muito a 1 pessoa do singular em suas falas ( veja várias entrevistas no You Tube ) e analise e compare as imagens no google.. Não cita os Apostolos,os Evangelhos e fala pouco de Cristo .Fala muito mais da imagem do que da essência…Tudo é voltado para ele,trabalha e se empenha para ser um astro !!
    Quem olha muito para si não consegue se colocar no lugar dos outros…Isso é fato !!
    Cristo não é moeda de troca ,fez questão de nascer num ambiente simples,vivendo com o básico,o necessário ,mas trabalha na conduta todas as riquezas interiores ( Amor )..E todo aquele que quiser segui-lo,principalmente um padre precisa ter esta consciência e vontade !!!
    Hoje mais do que nunca numa sociedade altamente competitiva é torturada pelo visual e pela necessidade de passar um ar de ser bem-sucedido ! A máxima de Cristo segue em sentido oposto,pois busca a união,equilíbrio e solidariedade
    É fundamental resgatar valores da essência cristã ou valores espiritualizados que buscam caridade,fraternidade,defesa da fé muito acima da vaidade.
    Seria honroso e legitimo que ele admitisse que é Artista já que sente a necessidade de um palco,fãs e o desejo da exposição ,sendo também Empresário,empreendedor ( Sua gravadora é a Sony Music ) fica claro que está,muito, mas muito distante de ser um padre ( lider espiritual ) fazer apostolado ou de seguir linhas e ensinamentos do Papa Francisco.
    Reforço aqui o espetacular trabalho de representantes da fé que trabalham ativamente com pessoas de bons recursos ou pobres,miseráveis,desassistidos socialmente,drogados,presidiários e tantos outros .Assistam Globo Reporter de 29-03-2013 e verão muitos destes líderes na íntegra ( Católicos,Evangélicos,Líderes espiritualizados que colocam o coração e a atitude muito acima da vaidade e dos interesses pessoais.
    E esta é a essencia de Cristo ( proclamar a Vida Eterna e trabalhar as riquezas interiores por intermédio da Fé,Caridade,Esperança e Amor ).
    Fabio de Mello ,seja humilde,esqueça destes teus títulos,admita que você tem um disturbio,analise tua fala,compare com os grandes apóstolos que viveram e morreram por um nobre propósito,,analise,filtre e reflita tua postura,trajes,grifes,cirurgias,imagens na internet,leia e releia Eclesiastes,reconheça teus equívocos, busque um apoio terapeutico ou lider espiritual que que tenha um historico cristão para que gradualmente você vá se aproximando dos princípios da espiritualidade…ou Assuma,convoque a mídia e fale em alto e bom som que você é um artista e empreendedor,seria mais humano,leve e autêntico…

    Fabio de Mello ,você está no equivoco e no excesso faz tempo.Ser simples,básico é ser rico interiormente; o apostolado se torna eficiente e eficaz.,Imite a Cristo !!!
    Mídia e Igreja possuem pesos e volumes diferentes..Não há como servir a dois senhores !!!

  64. Ana Paula Says:

    Espírito Santo, Vinde!

    O blog é seu e há muitas coisas válidas, mas eu sugeriria a vc, que apagasse todo o episódio com o Pe. Fábio, para parar de alimentar a inquietação dos nossos espíritos. Pois, vc não precisa provar nada a ninguém, nem o referido padre, uma vez que, Nosso Senhor conhece cada um de nossos corações.

    Um grande abraço.
    Feliz Ano Novo.


  65. Que pena que esse blog acabou!😦
    Abraço!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s