Ontem, conversando com sacerdotes amigos, Jorge Ferraz e eu soubemos da publicação do livro Vitória da Fé.  A obra, concebida pelo Prof. Dr. Elcias Ferreira da Costa (membro do Círculo Católico de Pernambuco), reúne uma série de relatos históricos (jornais, cartas e afins) desde a época de D. Hélder Câmara até os dias de hoje. O livro, perpassando os principais fatos e pessoas que compõem a história desta – tão conturbada – Arquidiocese de Olinda e Recife, demonstra como a trajetória de D. José como Arcebispo foi, de fato, vitoriosa.

            Não posso dizer muita coisa a respeito do livro porque ainda não o adquiri [coisa que farei hoje sem falta ;)]. Contudo, não me contentei em indicar-lhes tão precioso trabalho. Como comentávamos ontem, há muitas pessoas que ouvem apenas um eco distorcido do passado sem saber como as coisas realmente aconteceram; sem saber, pelo menos, como as pessoas que vivenciaram situações passadas encaravam e entendiam os acontecimentos. É, portanto, muito oportuno que o Dr. Elcias nos desvele (com fundamentação jornalística) o mistério que envolve a história desta Arquidiocese.

            O livro encontra-se à venda na Flor do Carmelo (ao lado da Basílica de Nossa Senhora do Carmo). Não tenho conhecimento se ele já se encontra em outras livrarias do Recife.

Anúncios