Fiquei sabendo que hoje – 18 de maio – é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo este site o “18 de Maio”, que foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00, pretende ser um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Ao instituir tal data busca-se mobilizar “setores da sociedade, do governo e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente (…). A intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente”.

            A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

                  Em Pernambuco, segundo este outro site, haverá uma caminhada com concentração a partir das 15h, no Parque 13 de maio. O percurso será finalizado no Pátio de São Pedro. Durante a caminhada, serão distribuídos panfletos informativos, chamando a atenção da população para o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

            Fiz questão de trazer todas essas informações apenas para motivar uma reflexão: Não é irônico que o Brasil tenha um dia para isso e, em paralelo, forneça cartilhas de pornografia às crianças? Se educamos nossas crianças para a depravação moral, não seria normal que casos de exploração e violência sexual se multipliquem? As crianças de hoje não são os adultos de amanhã? …

Anúncios